O Centro de Estudos de Fotografia da Golegã (CEFGA) foi criado em 2008, na sequência de um protocolo assinado entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara da Golegã, com o objectivo de promover o ensino e a investigação na área da fotografia. Instalado na Golegã, o Centro de Estudos ambiciona afirmar-se como um pólo dinamizador da história, cultura e museologia fotográficas, nomeadamente através da gestão de colecções.

 

O CEFGA funcionará em sintonia com a Casa-Estúdio Carlos Relvas, prestando-lhe apoio técnico e científico na criação de laboratórios de conservação de fotografia, na manutenção do arquivo fotográfico e na organização de exposições. Por outro lado, propõe-se também divulgar a Casa-Estúdio em Portugal e no estrangeiro, recorrendo a parcerias com instituições congéneres.

 

No âmbito pedagógico, o Centro de Estudos vai desenvolver acções de formação e projectos de investigação nos vários níveis de ensino, designadamente mestrados e doutoramentos, em colaboração com instituições de ensino superior. Paralelamente, implementará um serviço específico que lhe permitirá trabalhar com as escolas na área de influência do concelho da Golegã e do Instituto Politécnico de Tomar, contribuindo assim para a divulgação da fotografia junto dos mais jovens.