Casa-Estúdio Carlos Relvas
 
 

“Praias de Banhos dos finais do século XIX””

Patente na Casa-Estúdio a partir de 12 de agosto 2017.

A “ida a banhos” em finais de oitocentos, própria da “estação” de veraneio, nos meses de agosto e setembro, é a temática em destaque nesta exposição de fotografias de Carlos Relvas, datadas entre os finais da década de 1870 e os primeiros anos da década de 1890.


Estas exposições temáticas, que incidem neste vasto espólio, são fruto da continuidade do estudo do Legado de Carlos Relvas, levada a cabo há já alguns anos pelo Município da Golegã, através da Divisão de Intervenção Social – Serviço de Cultura. São também mais um contributo para a valorização e divulgação das coleções originais. Dando continuidade à valorização da Obra de Carlos Relvas, mas também neste caso, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Fotografia (2017) pretende-se, dar a conhecer uma série de fotografias que apresentam um olhar sobre uma época representando praias portuguesas, banhos de mar e banhistas do final do século XIX.


A vida nas praias e o quotidiano dos que nesta época iam a banhos cumpria um calendário “social” que precede a institucionalização de uma época de lazer anual, que virá a ocorrer já em meados do século XX. No final do século XIX, personalidades da época como Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Antero de Quental, entre outros, deixaram-nos descrições que permitem reconstruir a vida dedicada ao tempo livre passado à beira-mar. Carlos Relvas, através do Seu olhar, capta os pormenores do que acontecia ao longo dos dias, passados em várias praias da orla costeira de Portugal, onde se torna cada vez mais frequente a motivação dos banhos de mar.


Visite-nos!
Casa-Estúdio Carlos Relvas/ AGO. 2017

PDF
voltar